sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conferência: Crise no Chifre da África


Dia 25/08/2011 ocorreu uma conferência mundial da One.org por telefone onde foi abordada a crise no Chifre da África. Pessoas do mundo inteiro puderam acompanhar a discussão através de chamadas pré cadastradas no site da One.

A conferência contou com a participação de Joshua Lozman (CEO da ONE África), Cindy Mccain (esposa de John Mccain - Senador Americano) e representantes da ONE. Joshua Lozman deu um depoimento sobre cenas que vivenciou em Dadaab, onde famílias inteiras estão morrendo diariamente devido à fome. Relatou oque presenciou, e a falta do poder do Estado e uma sociedade em pedaços. A ausência do Estado durante décadas tirou qualquer perspectiva de vida dessas pessoas. Elas não recebem nenhum tipo de assistência social, econômica, sanitária ou de saúde, assim como nenhum incentivo ou meio de desenvolvimento educacional para as crianças.

Além do sofrimento devido às necessidades básicas, a população ainda sofre com violência sexual, AIDS e a venda dos corpos como tentativa de sobrevivência.

A rotina se repete através das gerações. A crise provocada pela fome agrava a situação dos países como Somália e Quênia, gerando assim o total desequilíbrio de convivência social.

Foi discutido também como as ações locais e globais podem levar outra realidade para estes lugares. As pessoas necessitam de instrução, consciência e apoio em busca de seus direitos como seres humanos. E como as ações das comunidades internacionais devem ser usadas com urgência devido a centenas de pessoas estarem morrendo diariamente.

Foi citada também a força que uma única pessoa tem: cada um em sua comunidade tem o poder de comover e conscientizar inúmeras pessoas a agirem também, usando como exemplo a Líbia, onde a consciência e a voz de milhares de pessoas estão promovendo o sucesso na luta pelo direito à liberdade.
 
Por: Mayra Redicopa Civitati e Luiz Fernando Gonçalves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário