domingo, 25 de dezembro de 2011

Afinal, eles sabem que é Natal?

Não havia Music Television, celulares,  redes sociais, mensagens instantâneas...escrevíamos cartas, mandávamos telegramas, pagávamos caríssimo por nossos amados LPs, fitas K7, pelas revistas de rock e letras das músicas... era um tempo ao qual muitos dos que nos lêem hoje, mal conseguem vislumbrar. No espaço de uma geração a humanidade deu um salto tecnológico tão impressionante que eu mal consigo acreditar.
Eu era uma menina muito curiosa e impressionada com o admirável mundo novo (para aquela época) que via a minha frente. Quando me deparei com esse vídeo, soube que era um divisor de águas em minha vida,  soube que não me conformaria com o mundo como ele era e que tinha obrigação moral de fazer algo para mudá-lo. Que tolinha.
Mas tenho a honra de dizer que devo tudo o que sei a esta música. E também o embaraço de assumir que minha geração não conseguiu mudar aquele quadro, tímida por ouví-la e admitir que continua tão vergonhosamente atual.
Apesar do salto tecnológico gigantesco, neste exato momento, há pessoas morrendo de fome.


“How long must we sing this song?”




“Every generation gets a chance to change the world”.



Letra de Bob Geldof- traduzida:

"É Natal,
Não precisa ter medo
No Natal,
Nos alegramos e esquecemos as tristezas
E no nosso mundo de fartura
Podemos expressar um sorriso de alegria
Abrace o mundo neste Natal

Mas, faça uma prece
Ore pelos outros.
No Natal é difícil,
Mas, enquanto você está se divertindo
Há um mundo do lado de fora da sua janela
e é um mundo de dor e medo
Onde a única coisa que flui
são amargas e dolorosas lágrimas
E os sinos do Natal que tocam lá
São os repiques da ruína
Bem, esta noite, agradeça a Deus por ser eles
Ao invés de você

E neste Natal não haverá neve na África
Este ano, o maior presente que eles receberão é a vida
Onde nada jamais cresce
Onde não há chuva nem rios
Afinal, eles sabem que é Natal?

À sua saúde, brindemos a todos
À saúde deles, debaixo daquele sol escaldante
Afinal, eles sabem que é Natal?

Alimente o mundo
Diga-lhes que é Natal"




Por Li Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário