sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Assistência ao Desenvolvimento




O Desafio 


No ano de 2000, líderes mundiais assinaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (link em inglês: http://www.un.org/millenniumgoals/), 8 metas para reduzir a pobreza extrema e doenças até 2015. O cumprimento desses ambiciosos objetivos pode transformar as vidas de milhões das pessoas mais pobres do mundo, mas exigirá maiores investimentos, que estão fora do alcance dos países em desenvolvimento. Na assinatura das 8 metas e comprometimento da construção de uma parceria global para o desenvolvimento, os países mais ricos reconheceram a Assistência ao Desenvolvimento como necessária para apoiar os investimentos feitos pelos próprios países pobres para atingir esses objetivos. 

Países Desenvolvidos assumiram compromissos ambiciosos para incrementar a Assistência ao Desenvolvimento nos últimos anos. Enquanto alguns países aumentaram substancialmente o financiamento, muitas promessas ainda devem ser cumpridas. O cumprimento dessas metas tornou-se ainda mais importante enquanto os países pobres lutam para lidar com os efeitos da crise financeira global e o crescente custo dos alimentos. 

A Oportunidade 

Desde que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDGs) foram assinados, novos investimentos na luta contra a pobreza produziram resultados reais e melhoraram as vidas de milhões de pessoas. Os números falam por si: 

Mais de 4 milhões de Africanos atualmente recebem tratamento contra HIV/AIDS (eram 50.000 em 2002), 190 milhões de mosqueteiros para proteger famílias contra a malária foram entregues somente pelo Fundo Global (link em inglês: http://www.theglobalfund.org/). Progressos também foram alcançados no envio de crianças à escola. 46.5 milhões de crianças Africanas foram à escola pela primeira vez entre 1999 e 2008, parte graças a economia gerada pelo perdão de Dívidas Externas e Assistência ao Desenvolvimento para a Educação. 

Esses resultados são evidência de que a Assistência ao Desenvolvimento pode ter impactos transformadores nos países mais pobres, especialmente quando combinada a lideranças comprometidas e transparentes e políticas voltadas para o crescimento econômico.
Versão em Português: LiLima

Nenhum comentário:

Postar um comentário