sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Artistas Africanos dizem NÃO para a fome

Pela primeira vez em nossas vidas, uma grande variedade de artistas e celebridades globais africanos apaixonados pela África se unirá em uma chamada para quebrar a incidência recorrente da fome e fome extrema no Chifre da África.


Em uma carta aberta endereçada aos líderes Africanos e mundiais, 58 artistas estão apelando para implementar um plano com três partes para vencer a fome no Chifre da África e investir em soluções em longo prazo para evitar futuras crises. Esse proeminente grupo de vozes Africanas juntas comanda uma audiência de mais 7 milhões de pessoas nas plataformas de mídia social como o Twitter e Facebook.

Essa carta será publicada pouco antes de duas reuniões cruciais: O grupo G-20 de ministros das finanças reunidos em Washington DC nesta sexta-feira, e uma Mini-Cúpula Ministerial às margens da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York neste sábado. A campanha da ONE é garantir que o tópico da agenda de ambas as reuniões sejam duas questões fundamentais: Acabar com a fome e evitar futura fome.

Os membros da ONE estão apoiando esses esforços também. Aproximadamente 220.000 membros assinaram uma petição pedindo urgência aos líderes que providenciem o financiamento total que a ONU identificou como necessário para a crise no Chifre da África, e para manterem suas promessas de fornecer soluções ao longo prazo para prevenir possíveis crises assim como está acontecendo agora.

Este é somente o começo da campanha incansável contra a fome, é uma luz de holofote em cima das oportunidades de desenvolvimento na agricultura na África, na qual a ONE estará promovendo nos próximos meses. Especificamente, nos próximos dias e semanas, a ONE irá defender três promessas chave dos lideres Africanos e mundiais:

1 – Preencher a lacuna do financiamento restante para assistência emergencial para ajudar as pessoas no Chifre da África.

2 – Investir em longo prazo na agricultura e segurança alimentar para interromper o ciclo da fome extrema.

3 – Incentivar um proeminente e formal papel para a sociedade civil no processo de busca pela paz e interromper o ciclo de instabilidade na região.

Isso será difícil, dado o estado das finanças de muitas economias. Mas o que poderia ser mais importante do que prevenção da fome no futuro e o termino da fome e suas causas?

Por isso nós da ONE estamos trabalhando com parceiros de defesa em um acordo para acabar com a fome extrema. Esse acordo, juntamente com a carta dos artistas africanos, e a petição da ONE, será apresentado na reunião com os líderes coordenada pela ONU no sábado.

Por Sipho Moyo
Versão em Português: Deise Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário