segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ATUALIZAÇÃO: Bono fala aos líderes globais sobre fome, agricultura e transparência no simpósio pré-G8

ATUALIZAÇÃO: Quem perdeu as observações de Bono,  pode conferir o vídeo completo aqui (em inglês):


Em meio a uma enxurrada de funcionários públicos, líderes de negócios e de ONGs e chefes de Estado Africanos, no “Simpósio Sobre Agricultura Global e Segurança Alimentar” do Conselho de Chicago Sobre Assuntos Globais, a ONE tinha o seu próprio representante: o nosso cofundador Bono.

Bono proferiu um discurso que cobriu tudo, desde a agricultura mundial à ajuda externa para a transparência no setor de mineração. No contexto dos acontecimentos do dia, seus comentários eram uma chamada à ação para todos na sala, nos incentivando a trabalhar juntos para ajudar a tirar 50 milhões de pessoas da pobreza.

“A conversa mudou”, disse ele. “A ajuda é mais inteligente. Está finalmente claro para muitos de nós que o continente que contém a maior parte da pobreza também contém a maior parte da riqueza... Imagine um subsolo rico em ouro, cobre, petróleo... terra fértil não cultivada. Sem mencionar os recursos humanos.”

Bono elogiou a nova aliança do presidente Barack Obama para promover o crescimento agrícola na África, que foi anunciada na mesma data. “Se as palavras de seu discurso forem transformadas numa ação corajosa em parceria com o mundo em desenvolvimento e o setor privado; então, hoje foi um verdadeiro marco”, disse ele.

Ele não se esquivou de reconhecer as duras realidades econômicas que muitos governos enfrentam hoje, elevando-se em 0,7% o objetivo da ODA (Assistência ao Desenvolvimento Oficial) na UE, que está atualmente sob ameaça. Ele também disse que o desenvolvimento internacional, como a música, pode estar sujeito aos caprichos da moda. “A fome era sem graça, não sensual, em algumas estações”, disse. “Mas não é sem graça se você vive no Sahel agora.”

Foi um discurso em geral inspirador, mas acho que ele se resumiu melhor com essa citação: “O Momento pelo qual estamos todos trabalhando, é fazer da Assistência, história.” Não poderíamos concordar mais.

Por Malaka Gharib
Versão em Português: Mônica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário