segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GAVI na linha de frente da prevenção do câncer

Estou ansiosa para participar da Cúpula de Líderes Mundiais Contra o Câncer 2012 a ser realizada em Montreal, Canadá, em 27 de agosto. Esta será uma oportunidade para fazer um balanço de onde o mundo se encontra com relação à prevenção e tratamento do câncer e aprender mais sobre a ação de enfrentar os desafios existentes para eliminar o câncer como doença fatal para as gerações futuras.
Foto: Adolescentes andam da escola para casa em Makeni, Serra Leoa. Todos os anos cerca de 270 mil mulheres morrem de câncer de colo uterino e outras 500.000 recebem um novo diagnóstico; principalmente, em países em desenvolvimento. Seguras e eficazes contra o HPV (papilomavírus humano) vacinas estão disponíveis e podem prevenir 70% dos casos de câncer de colo uterino.
Fonte: Olivier Asselin/GAVI/2009.
Líderes da saúde, governo, setores empresariais e filantrópicos vão se reunir para discutir formas inovadoras de reverter a epidemia global de câncer e estou animada para fazer parte disso.

Desde 2000, a Aliança GAVI tem feito grandes progressos no apoio aos países de baixa renda frente ao combate às causas da morte entre crianças, como a pneumonia e a diarreia, acelerando a implantação de vacinas novas e pouco utilizadas.

Quando se trata da prevenção do câncer eu fico feliz em dizer que a GAVI também está fazendo a diferença nesta frente. Ao acelerar a introdução de vacinas contra a hepatite B, em países em desenvolvimento desde 2000, a GAVI ajudou a prevenir um número estimado de 3,7 milhões de mortes por câncer de fígado (causada por hepatite B).

Veja Também: Os sinceros agradecimentos da CEO da GAVI, Helen Evans.

O sucesso da GAVI na implantação da vacina contra a hepatite B, a primeira vacina contra o câncer, pode agora ser potencialmente reproduzida com vacinas contra o vírus do papiloma humano (HPV), a principal causa do câncer de colo do útero.

As mulheres nos países em desenvolvimento, muitas vezes, têm pouco ou nenhum acesso à triagem ou ao tratamento para o câncer de colo uterino; então, uma vacina que previne o HPV é muito mais importante.

O apoio da GAVI para as vacinas contra o HPV ajudará a proteger dezenas de milhões de meninas contra o câncer de colo uterino, que é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres em países pobres. O que é mais perturbador sobre esse tipo de câncer é que ele atinge mulheres em seus quarenta e cinquenta anos, quando a sua contribuição para as famílias e a educação dos filhos é mais importante. E as crianças deixadas para trás não só são roubadas de sua mãe, mas muitas vezes têm uma chance menor de conseguir uma boa educação e receber os cuidados de saúde adequados.

Enquanto a GAVI pode assegurar preços acessíveis de fabricantes, esperamos começar a fornecer as vacinas aos países qualificados da GAVI prontos para implantá-las em nível nacional já em 2013. Países candidatos ao apoio da GAVI para executar um projeto de demonstração mais focada no HPV também precisam mostrar que sua estratégia de implantação da vacinação contra HPV em meninas de 9 a 13 anos é integrada como parte de um programa nacional de prevenção e triagem.

Com o crescente foco na prevenção do câncer de colo uterino, estou muito esperançosa de que a Aliança GAVI contribuirá, evitando milhões de mortes por câncer de colo de útero, através da vacinação e garantindo que todas as mulheres, onde quer que elas nasçam, possam ser protegidas contra esse tipo horrível de câncer.
Leia mais posts da GAVI no Blog ONE  aqui.

Pela Convidada Blogger
Por Helen Evans CEO Adjunta da Aliança GAVI
Versão em Português: Mônica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário