quarta-feira, 27 de novembro de 2013

‘O Quinto Poder' e WikiLeaks



O que mais me anima sobre o filme "O Quinto Poder", que estreou nos cinemas nos EUA há algumas semanas, não era o rosto bonito de Benedict Cumberbatch ou meu fascínio por Julian Assange e WikiLeaks, mas a ideia de que a Internet deu ao mundo acesso à informação incrível. E cabe a nós descobrir como usá-la para expor a injustiça, corrigir erros e dar poder aos cidadãos.

A ONE tem trabalhado febrilmente para pressionar por mudanças políticas que permitam que as pessoas acessem informações e rastreiem o dinheiro. Maior transparência e abertura podem expor recursos escondidos e fundos que vão beneficiar cidadãos, não líderes corruptos. ONE está usando mídias sociais e campanhas digitais criativas para aumentar a pressão.
 
Um exemplo da campanha criativa  que a ONE faz: uma van com mensagem sobre as empresas fantasmas  passando durante uma entrevista com a BBC.
Nos últimos dois anos , ONE tem trabalhado em três continentes para expor a corrupção através de dados abertos. Nós pedimos aos nossos membros africanos para exigir que seus governos publiquem os orçamentos com saúde pública - para que os cidadãos possam cobrar de seus líderes que cumpram as promessas. Chamamos os membros nos EUA para dizer às Grandes Companhias de Petróleo que publiquem o que pagam aos governos estrangeiros , para que esses recursos possam ir para o combate à pobreza - e não para os bolsos dos cleptocratas . E no Reino Unido nossos membros pediram a David Cameron para fechar as empresas fantasmas que negociantes suspeitos usam para lavar seu dinheiro.

Este não é exatamente o “ quinto poder " - termo (que ainda está em debate ) para descrever o ato de responsabilizar os governos e as instituições ​​pela informação dirigida ao cidadão - que o filme retrata , mas sim pedir aos nossos membros a exigir mais e melhores informações. Queremos que os cidadãos sejam responsáveis e éticos sobre como usar esses dados , e acreditamos que os ativistas - especialmente aqueles que trabalham com a ONE- devem canalizar isso para o combate à extrema pobreza.

"O Quinto Poder" mostra como os melhores hackers e blogueiros usam meios maquiavélicos para publicar documentos secretos do governo. Mas o que não mostra é que a mudança está vindo de dentro, por ordem de cidadãos informados falando sobre as informações que precisam para melhorar suas vidas . Para que o mundo alcance o fim da extrema pobreza até 2030 , é preciso exigir dos governos um padrão mais elevado de transparência.

A abertura está se popularizando, em escala global. Organizações como a Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extrativas , a Iniciativa Internacional para a Transparência da Ajuda , Publique o que você Financia e da Parceria para o Governo Aberto tem pavimentado o caminho para uma nova geração de dados transparentes, e estamos trabalhando para tornar os dados mais " legíveis " para os cidadãos . E os cidadãos estão começando a ver o valor dos dados abertos. Até o momento, membros da ONE já participaram de mais de 300.000 ações para tornar os dados governamentais em todo o mundo mais transparentes.

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, representantes do governo e da sociedade civil se reuniram em Londres para a Parceria para o Governo Aberto . Esta parceria voluntária conta com 60 países participantes, e no meio de painéis e debates com a sociedade civil, os governos vão delinear seus planos para assegurar que os governos estão se movendo em direção à abertura . Nós temos certeza que vamos te informar sobre o que eles se comprometeram a fazer.

Há uma coisa que você pode fazer agora: Use sua voz e ajude a garantir que as grandes Companhias de Petróleo sejam transparentes sobre os pagamentos que fazem aos governos pelos recursos naturais. Assine a petição ONE aqui.

Por: Lauren Pfeifer
Versão em português: Li Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário