sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A fome na Somália : Estudante de Gana arrecada fundos para caridade.

Um garoto ganense de 11 anos arrecadou, até agora, mais de US$ 500,00 para as vítimas da fome na Somália.

Andrew Andasi lançou sua campanha semana passada após assistir cenas de pessoas em busca de alimentos.

Ele contou à BBC que gostaria de levantar o total de US$ 13milhões em donativos de instituições privadas durante suas férias escolares. Após uma reunião em Gana com o diretor do Banco do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Andrew abriu nesta terça feira uma conta bancária para arrecadar doações.

“Estou muito, muito certo, de que posso consegui-lo em apenas um mês!” disse ele à BBC.

“Quero que indivíduos, empresas,igrejas e outras organizações me ajudem a conseguir 20 mil Ghana Cedis (Moeda local de Gana)”.

Convidado da TV

Andrew disse que a Organização das Nações Unidas o orientou a levantar doações em dinheiro ao invés de alimentos para sua campanha Salvem da Fome as Crianças da Somália.

“Se enviarmos o dinheiro, eles poderão comprar os alimentos nos arredores da Somália. Se enviarmos os alimentos, eles demorarão a chegar e o avião para levá-los seria caro.”

O correspondente local da BBC, Samuel Bartels, diz que a determinação do garoto tem impressionado ganenses e Andrew tem sido convidado por diversos programas de TV e rádio nos últimos dias.

O representante do Programa Mundial contra a Fome (WFP) em Gana, Ismail Omer, ficou bastante impressionado com os esforços do garoto. “Ele está trabalhando muito, o que é bastante louvável. Quando veio ao meu escritório dizendo o que está empenhado em fazer, fiquei contente e emocionado. Espero que ele possa ser um bom líder para sua geração”.

Andrew, que tem impresso panfletos e adesivos para sua campanha, disse que foi movido a agir após ver cenas de mulheres e crianças somalis caminhando por dias em busca de comida e gostaria de usar seus dias livres durantes as férias escolares para ajuda-los.

“A fome vem provocando mortes na Somália há muito tempo... e se eles buscarem por alimentos lá mesmo, será em vão. Se tiver a oportunidade de ir para a Somália, vou pedir às Nações Unidas para fazer um pedido aos grupos em conflito, para abrirem trégua devido às crianças e mulheres doentes” disse ele.

A ONU diz que cerca de 3,6 milhões de pessoas estão vivendo com os riscos da fome na Somália.

Mais de 11 milhões de pessoas em todo o Chifre da África tem sido afetas pela seca este ano – a pior na região nos últimos 60 anos.

Fonte: BBC News em 10/08/2011
Versão em Português: Silvia Pazin e Mayra Redicopa Civitati

Fonte: BBC News
Versão em Português: Silvia Pazin e Mayra Redicopa Civitati

Um comentário:

  1. Um exemplo de amor ao próximo que deve ser seguido. "Oh can't you see what love has done?"

    ResponderExcluir