quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Colocando os jovens na direção do desenvolvimento

A Esperança Juventude África (AYT) é o último de nossos cinco finalistas divulgado antes de anunciarmos o vencedor do Prêmio ONE África 2011!

AYT foi fundada por um grupo de cinco jovens em 2005, todos trabalhando em diferentes setores, mas com um interesse em comum para gerenciar a agenda jovem. Eles reconheceram que iniciativas dispersas, as quais estavam todos individualmente envolvidos, não iam ser poderosas o suficiente para trazer a mudança. Com esse entendimento, eles combinaram seus esforços e hoje seu modelo promove parcerias entre a geração mais jovem e mais velha com o foco no fortalecimento econômico e no governo. Três dos fundadores originais ainda estão envolvidos com a AYT hoje.
Equipe AYT e rede de membros

A maior parte de seus programas é realizada por jovens e constrói um componente de pesquisa, a fim de avaliar a mudança e impacto, a capacidade de construção para sustentabilidade, bem como um componente de defesa, conduzido por jovens e visando os formuladores de políticas. Eles têm produzido um guia para a ação de jovens contra a corrupção e têm usado esse guia para treinar 96 jovens até a data. AYT também está envolvida no treinamento de trabalho como uma forma de engajar os jovens ao empreendedorismo. Os jovens africanos são usuários muito ativos do twitter e facebook, especialmente no Quênia, e este meio tem permitido a AYT envolver de forma mais eficaz os jovens e a incentivar o discurso.

No inicio das atividades da AYT, eles descobriram que muitos jovens da população estiveram envolvidos em atividades corruptas, sem perceberem que foram cúmplices da corrupção, simplesmente por causa de sua falta de conhecimento. A fim de solucionar isso, eles colaboraram com a Comissão Anti Corrupção do Quênia (KACC) para treinar os jovens sobre o que significou a corrupção e organizou-os para monitorar e relatar atos de corrupção. Com o apoio do programa financiado pela USAID, AYT também organizou os jovens para realizar auditorias de Fundos de Desenvolvimento Eleitoral, que são projetados para canalizar recursos para programas destinados à juventude. Esses fundos têm sido notórios para o desvio de fundos, mas com a capacidade de organização da AYT, os jovens começaram a fazer perguntas sobre os fundos que foram feitos para auxiliar o seu desenvolvimento e monitorar o seu desembolso.


Beneficiários do programa de capacitação da AYT
Embora existam outras organizações juvenis no Quênia, muito poucas estão engajadas na promoção de uma discussão inter geracional que permite uma plataforma para os jovens se envolverem em política. A cultura da sociedade civil do Quênia é conhecida por ser essencialmente de confronto, uma reação defensiva à hostilidade dos governos anteriores para a sociedade civil. Mas desde 2002, o novo governo tem sido muito mais receptivo para a sociedade civil. Então, ao invés de se tornar um cão de guarda do governo queniano, a abordagem da AYT tem sido a de promover o diálogo entre os decisores políticos e os jovens. Sua abordagem não confrontacional é realmente uma das estratégias chave que lhes têm permitido serem bem sucedidos. Ao adotarem essa abordagem também estão cautelosos para se salvaguardarem contra o tornarem-se “homens-sim” e, ao contrário, demonstram valor ao governo propondo alternativas para observarem problemas sistêmicos que promovem a corrupção.

A Esperança Juventude África tem feito um trabalho incrível! Elogiamos seus esforços e os felicitamos por se juntarem a lista de finalistas do Prêmio ONE África 2011!

Por Edith Jibunoh
Versão em Português: Monica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário