terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fome Nunca Mais na África

Além de ser uma época para ser feliz, esta é também tradicionalmente uma temporada para doar. Como estamos encerrando o ano, nós da ONE na África estamos questionando você a pensar nas 13,3 milhões de pessoas no Chifre da África que ainda enfrentam a fome extrema. Se esse pensamento te deixa inquieto, você é exatamente a pessoa que deve se juntar à ONE na África de hoje, juntamente com nossos parceiros a Aliança Nacional contra a Fome e Desnutrição na Nigéria e o Fórum ‘Agricultural Non State Actors,’ na Tanzânia, como o nosso lançamento da campanha Fome Nunca Mais na África.

Essa campanha será focada em desafiar os líderes africanos para demonstrar sua determinação na luta contra a fome e os outros problemas, no continente, relacionados à agricultura por:

  • A reunião de líderes africanos para cumprir a Declaração de Maputo 2003 sobre Agricultura, que pediu 10% dos orçamentos para serem atribuídos à Agricultura e ao Desenvolvimento Rural;
  • Alvo de investimentos em pequenos agricultores (especialmente mulheres) e encorajamento sustentável de recursos privados para o desenvolvimento agrícola;
  • Uma chamada para os Líderes Africanos serem transparentes e prestarem contas sobre os progressos alcançados na Declaração de Maputo. 
Como parte da campanha, também lançamos um vídeo (em inglês)  apresentando uma série de estrelas africanas, incluindo Didier Drogba, Nameless, Habida Malooney, John Allan Namu, Sauti Sol, Camagwini, Tumisho Masha, Dady Owen, Omotola Jalade e Sipho Mabuse. Com a ajuda deles pretendemos chamar a atenção do mundo mais uma vez para este problema crítico.
A agricultura é vital para as economias africanas, onde 70% da população baseia seu sustento do solo. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da agricultura é fundamental para a redução da pobreza, a segurança alimentar está vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e, especialmente, MDG-1, que é erradicar a pobreza extrema e a fome. Esta campanha pretende elevar esta questão na agenda política global e pública porque há uma poderosa conexão entre a Crise do Chifre da África e a Agricultura, e é uma vergonha que ainda se debata a fome no século 21. Precisamos também ajudar a garantir que os Governos Africanos mantenham as promessas que fizeram para que possamos quebrar o ciclo da fome no continente.

Enquanto a crise de alimentos no Chifre da África tragicamente ilustra os impactos da seca e conflitos, também traz à tona os efeitos de negligenciar a agricultura e os sistemas alimentares locais. Relatos de uma crise alimentar emergente na região do Sahel destacam o quão importante é esta questão.

Visite one.org/africa, assine a petição, e vamos acabar com a fome.
Por Dr Sipho Moyo
Versão em Português: Monica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário