quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um boom tecnológico móvel em 2012?


As pessoas podem não associar o crescimento rápido da tecnologia –especialmente  tecnologia móvel– com a África. No entanto, em 2011, a África experimentou um enorme crescimento, especialmente com as tecnologias móveis. Um artigo recente no The Economist estima que existam 600 milhões de usuários de telefonia móvel na África, mais do que na América do Norte ou Europa. Assinaturas de serviços móveis na África estão crescendo o dobro da média anual e computadores tablet estão chegando ao mercado. E este crescimento deverá continuar em 2012, enquanto investidores migram para construir tecnologias na África.

E este é apenas o começo, de acordo com um post recente no Afrinnovator. O autor Mbwana Alliy oferece 12 previsões de tecnologia para a África em 2012 – a maioria delas centrando em torno de tecnologias móveis. Em seu artigo, Alliy afirma que smartphones se tornarão mais baratos e mais disponíveis e que a saúde móvel e o dinheiro da tecnologia móvel irão melhorar. Ele prevê que a implantação da banda larga móvel começará a expansão dos serviços na área rural, aumentando o uso de smartphones. Ele também diz que o dinheiro móvel começará a crescer fora do Quênia e o comércio móvel também experimentará um crescimento.

Mas Alliy também adverte que o investimento em tecnologias móveis pode não ser tão fácil. Projetos de saúde móvel irão expandir, mas as empresas iniciantes terão que se dimensionar rapidamente a fim de sobreviver. A maioria pode ainda sobreviver como um pequeno programa piloto. Finalmente, haverá uma corrida para investir em tecnologia móvel na África, especialmente a África que ultrapassa a marca de 700 milhões de usuários móveis. Mas os investidores podem estar focados mais no crescimento da infra estrutura para suportar todas essas novas tecnologias.

Então, o que poderia significar algumas dessas previsões? Um post recente no The Guardian “Questões de Pobreza” cita um estudo da Associação GSM em que o crescimento da banda larga móvel pode criar até 27 milhões de novos empregos e aumentar o PIB per capita em 5,2%, tirando 40 milhões de pessoas da pobreza. Socialmente, Alliy também aponta que o crescimento da mídia social, especialmente com o Facebook e o Twitter, poderia levar à interrupção dos serviços de mídia e imprensa como o aumento da demanda para ambos. Educação tecnológica e parceiros educacionais para treinar os talentos locais serão cruciais para acompanhar o crescente mercado de tecnologia móvel e os bilhões de pessoas que esperam para utilizá-las.
Por Garth Moore
Versão em Português: Monica Brito

Um comentário:

  1. Curti o post!

    e parabéns por trazerem a One pro Brasil...que esse trabalho lindo continue! tem todo o meu apoio!

    bjos a todos

    www.jujubalubafacts.blogspot.com

    ResponderExcluir