sexta-feira, 9 de março de 2012

Protegendo o Orçamento de Ajuda Canadense


A Ajuda estrangeira Canadense pode ser realmente transformadora quando usada de modo adequado - pode salvar vidas, ajuda no envio de crianças à escola e cria oportunidades necessárias para milhões de pessoas saírem da pobreza.

Considere, por exemplo, o impacto da liderança canadense na Reunião do G8 em 2010. Chamando a atenção dos líderes mundiais e lançando uma luz na crítica e mal-servida questão da maternidade, saúde de recém-nascidos e crianças, mais de 7 bilhões de dólares em novos financiamentos foram garantidos para estes programas, resultando num futuro mais saudável e produtivo para milhões de pessoas. Para ajudar a garantir que os doadores internacionais cumpram suas promessas aos países em desenvolvimento e maximizar o aproveitamento das doações, o Primeiro Ministro canadense Stephen Harper é co-presidente da Comissão de Prestação de Contas e Transparência das Nações Unidas (link em inglês: http://www.un.org/en/ ).

Nos últimos anos, a primera agência de desenvolvimento canadense -CIDA (link em inglês http://www.acdi-cida.gc.ca/home ) comprometeu-se com importantes medidas para fazer a ajuda estrangeira mais eficiente, focada e transparente. Mais recentemente, o Ministro de Cooperação Internacional, Honorável Bev Oda, anunciou que o Canadá juntou-se ao IATI (Iniciativa Internacional de Ajuda Transparente –em tradução livre), um importante passo que fortalecerá a transparência das informações das doações canadenses.

Enquanto estes passos concretos resultaram no maior comprometimento do Canadá em manter a ajuda atual, ainda não está claro que efeitos as incertezas da economia global exercerá nos futuros gastos em doação. Em vista do compromisso do governo canadense de controlar seu deficit, o orçamento de ajuda estrangeira 2012/2013 corre o risco de ser agressivamente reduzido.

É por isso que a ONE e EWB (Engenheiros sem Fronteiras-Canadá link em inlgês http://www.ewb.ca/  ) uniram-se para pedir que os gastos com efetiva ajuda estrangeira canadense seja poupada de cortes iminentes. Antes que o orçamento final seja apresentado no início de março/2012, estaremos trabalhando com nossos membros pelo país para pedir que o Canadá cumpra sua responsabilidade com os mais pobres mantendo seu atual orçamento em ajuda.
Por James Haga do EWB
Versão em Português: LiLima

Nenhum comentário:

Postar um comentário