terça-feira, 22 de maio de 2012

10 Anos de Vidas salvas através do Fundo Global

Em comemoração ao 10º aniversário do Fundo Global, a Gerente de Política de Saúde Global da ONE Erin Hohlfelder pondera as realizações da organização ao longo dos anos.

Quando eu tinha dez anos, eu estava ocupada fazendo coisas importantes como dominar a divisão do tempo, praticar softball e balançar os copos de plástico combo. Enquanto eu estou orgulhosa por essas realizações, eu tenho que dizer que estou ainda mais orgulhosa hoje por homenagear todas as coisas incríveis que o Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária alcançou em seus primeiros dez anos de existência. Para entender o impacto do Fundo Global, é importante lembrar o quão ruim as coisas eram antes de ele existir: Menos de 50.000 africanos tinham acesso ao tratamento da AIDS. A Malária foi matando cerca de 1 milhão de pessoas anualmente. Tratar tuberculose foi considerado demasiadamente caro para a maior parte do mundo em desenvolvimento.

No final de janeiro de 2002, os líderes se reuniram na Suíça para lançar o Fundo Global. Criado para ser o que Kofi Annan chamou de “fundo de guerra” para responder a essas emergências globais de saúde, teve o apoio de doadores, funcionários da saúde pública, líderes de países em desenvolvimento e organizações não governamentais. Intencionalmente, ele foi projetado para ser diferente de outros modelos de ajuda; seria fundamental ter atores locais (ao invés de doadores) dizendo o que eles queriam fazer para combater a AIDS, tuberculose ou malária, e quanto dinheiro seria necessário para realizar o trabalho.

Embora nenhum modelo de ajuda seja perfeito, o Fundo Global tem claramente feito a coisa certa, porque produziu resultados incríveis ao longo da última década.

  • 3.3 milhões de pessoas em tratamento da AIDS;
  • Mais de 1 milhão de mulheres grávidas em tratamento para proteger seus bebês do HIV;
  • Mais de 8.6 milhões de casos de tuberculose tratados em todo o mundo; e
  • Mais de 230 milhões de redes mosquiteiras tratadas com inseticida entregues para a prevenção da malária.

Ao entregar esses serviços – muitas vezes em parceria com os esforços de ajuda incluindo PEPFAR e com sistemas nacionais de saúde - o Fundo Global tem ajudado a mudar o cenário da saúde global. Embora cada uma delas ainda ceifem vidas até demais, todas as três doenças estão globalmente em queda. Agora, o mantra mudou da abordagem “pare o sangramento” para uma mais esperançosa, a abordagem em longo prazo caracterizada por frases como “podemos alcançar o começo do fim da AIDS” e “sabemos como acabar com as mortes por malária até 2015”. E, assim como o meu próprio estilo pessoal tem evoluído a partir dos óculos de plástico desatualizados para as lentes de contato, o Fundo Global passou por suas próprias reformas estratégicas nos últimos 12 meses para se tornar um mecanismo ainda mais eficaz nos próximos anos.

Financiamento – como sempre – continua sendo um desafio. O Fundo Global disse que é atualmente incapaz de financiar novos programas até 2014 devido a uma lacuna de financiamento de aproximadamente US$ 2 bilhões. Restritivas de orçamentos globais, juntamente com sussurros persistentes de corrupção, são desculpas convenientes para os doadores recuarem em suas contribuições para o combate a essas doenças. Mas o Fundo Global tem feito as alterações necessárias para garantir que o dinheiro investido em seus programas será monitorado de forma transparente, rigorosamente avaliada e voltada para resultados específicos. Como resultado, os doadores devem sentir-se confiantes de que mantendo ou aumentando as suas contribuições serão para a realização de novas metas ousadas: salvar 10 milhões de vidas e evitar 140 a 180 milhões de novas infecções entre 2012 e 2016.

De todos os projetos de ajuda que eu tenho sido capaz de visitar, um em particular que mais se destaca é o de uma menina brincalhona chamada Madeline que eu conheci em uma clínica do Fundo Global em Gana. Ela nasceu HIV positivo, mas graças ao Fundo Global a mãe era capaz de acessar o tratamento anti retroviral que irá mantê-la viva e saudável. Espero que 10 milhões de vidas salvas através do Fundo Global pareça muito irresistível para conceituar. Então, ao invés, eu sugiro apenas pensarmos em Madeline e depois pensar em todas as outras Madelines por aí que, graças ao Fundo Global, serão capazes de crescer saudáveis e um dia também dominem a longa divisão e pratiquem softball como eu. Eu só  espero que todos evitem o corte de cabelo "tigela"!
Por Erin Hohlfelder
Versão em Português: Monica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário