sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio+20: Como fornecer eletricidade para mais 1,3 bilhão de pessoas ?


Dia 18, na Conferência Rio+20 das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, foi lançado o Relatório da Rede Profissional de Acesso a Energia (link em inglês Energy Access Practitioner Network) para atingir o acesso Universal a Energia em 2030 - um conjunto de recomendações baseadas na experiência internacional no setor para fornecer eletricidade para 1,3 bilhão de pessoas que ainda não a têm.

A ONE acolhe com grande satisfação o relatório que informará governos, investidores, setor privado, organizações da sociedade civil, empresas sociais e as Nações Unidas sobre as mudanças políticas e modelos de negócios inovadores que são necessários para impulsionar o setor e levar energia sustentável para as comunidades mais pobres.

O relatório demorou quase dois anos para ser concluído e envolveu mais de 500 especialistas internacionais, representando uma gama de disciplinas e organizações que, coletivamente, prestam serviços de energia para mais de 11 milhões de famílias anualmente. Focado principalmente em soluções locais e inovadoras e não na extensão da rede elétrica tradicional, o relatório se concentra em fornecer eletricidade aos cidadãos mais isolados e negligenciados do mundo.

Será crucial que ao longo dos próximos anos, governos, setor privado e ONGs assumam as recomendações do relatório e as transformem em compromissos e ações para ajudar a fornecer o acesso a eletricidade para as pessoas mais pobres.

"Essas recomendações aproveitam a experiência prática combinada de pessoas que trabalham nas linhas de frente do fornecimento de serviços de energia em cerca de 125 países ao redor do mundo", disse a coordenadora da Practitioner Network, Richenda Van Leeuwen. "O Relatório destaca desafios e oportunidades, uma variedade de financiamentos, políticas e recomendações técnicas que ajudarão as comunidades e clientes que eles servem a levar os  benefícios do desenvolvimento que os modernos serviços de energia podem proporcionar  para a Saúde, geração de renda, Agricultura, Educação, igualdade de gênero e Proteção Ambiental.”

Quando os líderes mundiais reunirem-se nesta quinta-feira no Rio para um evento de alto nível sobre Energia Sustentável para Todos (link em inglês  Sustainable Energy for All), a ONE lhes  pedirá que assumam as recomendações do relatório e assegurem que medidas sejam tomadas para garantir a universalização do acesso à energia elétrica.

Por Tom Wallace
Versão em Português: Li Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário