quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bono, Lula e o combate à pobreza extrema

Coincidentemente, decorridos 2 anos do primeiro show do U2 em terras brasileiras, algo familiar a nós brasileiros aconteceu na tarde desta terça-feira.
    O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e seu "amigo" Bono, tiveram um encontro e conversaram durante uma hora em Londres.
    O tema foi o bolsa-família (carro chefe do governo de Lula), segurança alimentar, a fome na África e como não podia faltar, falaram de futebol.
    Como Bono já conhece o programa de inclusão social realizados no Brasil, pediu a Lula que fizesse um resumo de sua viabilidade em nível mundial, já que em seu ponto de vista, Lula assumiu o posto que antes era de Nelson Mandela (agora com problemas de saúde) como o grande interlocutor mundial dos pobres.
    “Lula, você é o único interlocutor capaz de falar com capitalistas e socialistas, com dirigentes dos países ricos e com as lideranças do Terceiro Mundo”.
    Os números apontados por Lula, foram estarrecedores:
    “Some os 9,5 trilhões de dólares gastos para salvar bancos norte-americanos e europeus, depois da crise de 2008, mais os 1,7 trilhões de dólares despejados pelos EUA na guerra do Iraque, e você terá mais de US$ 11 trilhões. Isso significa que os recursos jogados na farra dos bancos e na invasão do Iraque seriam suficientes para montar um mega-programa Bolsa Família que atenderia a todos os pobres do mundo durante 150 anos”.
    O vocalista do U2 ainda propôs juntar a ONE (organização não-governamental fundada por ele) ao Instituto Lula, visando difundir e estimular em países africanos os programas contra a fome e a miséria.
    Bono ainda fez um desafio ao ex-presidente Lula:
    “Você é hoje a única pessoa em condições de liderar uma cruzada internacional para transformar o Bolsa Família num programa planetário, que atenda a todos os pobres do mundo! Vamos, eu me junto a você e fazemos isso juntos!”
    E para a alegria (ou tristeza de alguns torcedores mais fanáticos - reza a lenda que Bono usa 2 pares de meia) Lula e Bono estarão juntos nas arquibancadas do novo estádio do Corinthians, na abertura da Copa do Mundo de 2014.
    Será?!? Vamos torcer.
    Por Parceiro do Blog: Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário