segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educação


O desafio
A falta de acesso a educação de qualidade está impedindo que milhões de pessoas saiam do ciclo de Pobreza Extrema ao redor do mundo. A maioria das 67.5 milhões de crianças ainda fora da escola estão, entre as mais pobres e difíceis de alcançar. Mais da metade delas são meninas, e a maioria vive em países em conflito e em áreas rurais. Muitas das crianças matriculadas na escola, não se graduam nem com conhecimentos básicos de leitura e matemática, porque frequentemente suas escolas não tem professores suficientes, livros ou instalações adequadas para proporcionar educação de qualidade. Enquanto muitos países abriram recentemente as portas das escolas para milhões ao eliminar custos educacionais, outros custos como uniformes e testes de admissão ainda impedem crianças de se matricular e muitas famílias pobres precisam de suas crianças (especialmente as meninas) em casa para ajudar nas tarefas incluindo o trabalho na agricultura ou coleta de água.

A oportunidade

A Educação não apenas fornece às crianças e famílias a trilha para sair da pobreza, mas também pode render maiores retornos para países pobres do mundo através de seu impacto em áreas como Saúde e Economia. Mães escolarizadas, por exemplo, são mais propensas a ter famílias menores, ter seus filhos vacinados e mandá-los à escola. A Educação também pode fornecer para famílias e países mais oportunidades econômicas e ajuda a promover a participação popular que é crucial para edificar democracias.
Muitos governos deram o primeiro passo para o melhor aproveitamento do potencial da educação investindo mais recursos no setor. Os países da África Subsaariana, por exemplo, enviaram 46.5 milhões de crianças para a escola pela primeira vez entre 1999 e 2008 depois que muitos governos usaram alguns dos bilhões de dólares liberados pelo cancelamento de suas dívidas externas pra ajudar a eliminar os custos educacionais.

Versão em Português: Li Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário