sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A palavra F

Eu sou conhecido por soltar o palavrão ocasional, mas a palavra F mais ofensiva pra mim não é aquela vai f*** e sim F**** - a FOME que está acontecendo na Somália.

É claro que é complexo, e as soluções são difíceis – especialmente na Somália onde não houve um governo formal por 20 anos. Mas isso não é desculpa para que o mundo vire a cara. A maioria de nós (felizmente) não tem nenhuma experiência de fome, mas sabemos o que é perder alguém que se ama. Cada uma dessas 30 mil crianças era filha ou filho de alguém, irmã ou irmão de alguém. Se você olhar para os relatórios do Chifre, há histórias de mães tendo que decidir qual criança alimentar e qual deixar morrer; mulheres deixando os corpos de seus filhos à beira da estrada, enquanto andam por semanas em busca de comida e água para aqueles que ainda estão lutando pela vida.

A história mostra que há maneiras de evitar que a seca se torne fome, apesar de ser complicado. Então, confira o filme e assine a petição da ONE para os líderes mundiais, exigindo que eles cumpram as promessas já feitas, investindo em ações comprovadas para trabalhar... sistemas de alerta... irrigação... sementes resistentes à seca... e, claro, paz e segurança. No ONE.org há mais explicações e informações. E enquanto a ONE não solicita doações, se você quiser doar dinheiro, você pode encontrar links para outras organizações que prestam assistência de emergência ao Chifre que precisam de todo apoio que podem obter.

Este artigo apareceu pela primeira vez no The Huffington Post





O novo filme da ONE A palavra F: Fome é a real imoralidade não é um típico apelo emocional de emergência. É sobre focar os holofotes da mídia a respeito da tragédia que se desenrola. É sobre a construção de apoio político nos EUA e ao redor do mundo para as intervenções que irão cessar o sofrimento de hoje e romper o ciclo da fome no futuro. Mais que isso, é a respeito de tomar medidas – porque a fome é feita pelo homem.

Seca, violência e instabilidade política tem convidado o impiedoso a morte numa escala que não tínhamos visto em 20 anos... mais de 30.000 crianças morreram em apenas três meses. As fotos de Dadaab parecem um pesadelo de séculos passados. No entanto, este é o século 21 e essas fotos são reais e, em geral, invisíveis. A crise de alimento no Chifre da África é nada menos que uma catástrofe humanitária, mas está tendo cada vez menos atenção do que as últimas separações e maquiagens de Hollywood.

Por Bono
Versão em Português: Monica Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário