sábado, 21 de abril de 2012

50.000 vozes ouvidas pelos líderes europeus

Quando os líderes europeus se reuniram ontem para discutir uma nova lei anti-corrupção, havia cerca de 50.000 vozes incitando-os a enfrentar lobistas corporativos - graças a você.

A nossa petição pedindo para que eles ignorem as tentativas das empresas de petróleo, gás e mineração a pôr por água abaixo propostas legislativas da UE assegurando a ajudar os cidadãos Africanos a identificar a corrupção local teve uma resposta incrível com 46.500 membros da ONE assinando-a após apenas uma semana!

Suas vozes ecoaram em torno de Londres, Paris, Berlim e Copenhague como alguns membros comprometidos da ONE entregaram a sua petição aos principais líderes europeus antes da reunião crucial de ministros de negócios nacionais em Bruxelas na segunda-feira, 20 de fevereiro.

Tania, uma membro da ONE em Copenhague (foto abaixo), foi saudada com o apoio entusiástico por parte do governo dinamarquês - como titulares da Presidência da UE a sua liderança é fundamental para garantir que consigamos as leis consistentes que precisamos.

Na França, os nomes dos 46.500 apoiadores coletados em apenas uma semana foram enviados para o Elysée, enquanto um grupo de ativistas da ONE se reuniu fora para demonstrar seu apoio (foto abaixo).


No Reino Unido nossos membros usaram o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) para entregar a petição ao ministro de Negócios do Reino Unido, juntamente com um coração gigante como um presente dos namorados/amigos!


Enquanto na Alemanha Bob Geldof, em Berlim para o "Cinema para a Paz" de gala, se reuniu com o ministro da Justiça alemã Sabine Leutheusser-Schnarrenberger e um assessor do Sr. Chanceler Heusgen para lhes contar sobre a nossa petição e pedir-lhes para apoiar a nova lei da UE.

Isso tudo ajudou a enviar uma mensagem clara aos líderes europeus que esperamos que eles confrontem os lobistas em nome dos necessitados do mundo. O feedback inicial é encorajador - Ministros foram, em geral, a favor à lei da transparência, embora alguns países ainda não se comprometeram com detalhes específicos que precisam ser incluídos. Respondendo à reunião de ontem o nosso Diretor Europeu Adrian Lovett disse:

"Os ministros deram um passo importante para acabar com os pagamentos secretos que as empresas de petróleo, gás e mineração fazem aos governos ao redor do mundo. Mas o acerto de detalhe é fundamental. Sem isso, uma oportunidade incrível para ajudar a tirar milhões da pobreza será perdida."

E agora estamos em uma batalha para acertar esse detalhe.

Com algumas empresas fazendo lobby pesado para manter seu pagamentos secretos precisamos pedir seu apoio novamente. A reunião desta semana foi a primeira etapa das discussões que vão continuar por vários meses. Para que a lei seja aprovada os Membros-Estados da UE devem chegar a um acordo com o Parlamento Europeu, que está no momento elaborando sua própria posição.

ONE irá continuar a se juntar a bravos cidadãos africanos na luta contra a corrupção para garantir que os lucros dos trilhões de dólares pagos aos governos pelos recursos naturais não sejam mal utilizados por funcionários corruptos, mas gasto sabiamente em serviços vitais, como clínicas de saúde, estradas e escolas.

Por favor, peça a seus amigos para participar e nos ajudar a enfrentar o lobby empresarial, assinando a nossa petição aos líderes europeus:


Graças a você nós demos um começo fantástico para a campanha para acabar com o escândalo de trilhões de dólares.
Por James Fisher
Versão em Português: Aline Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário