terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parabéns aos Presidentes Kufuor e Lula por ganharem o World Food Prize !

220px-Lula_-_foto_oficial05012007_edit 

Esta semana, o WORLD FOOD PRIZE FOUNDATION (Prêmio mundial da alimentação) concedeu seu prêmio anual para os ex-presidentes John Agyekum Kufuor de Gana e Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil. A fundação sedia anualmente a cerimônia de premiação em Des Moines, Iowa (EUA), e premia pessoas que promovem o desenvolvimento humano melhorando a qualidade, quantidade ou disponibilidade de comida no mundo. Com a participação das pessoas mais influentes na esfera de alimentação e agricultura – incluindo líderes governamentais, políticos, diretores de empresas e de organizações não governamentais, acadêmicos e cientistas, líderes de desenvolvimento, executivos corporativos e jovens líderes de todo o planeta – este ano marca uma celebração das incríveis realizações de Gana e Brasil na luta contra a fome e a pobreza.

220px-John_Agyekum_Kufuor_-_World_Economic_Forum_on_Africa_2008


Sob a liderança do Presidente Kufuor, Gana se tornou o primeiro país da África Subsaariana a alcançar a primeira meta para o milênio, reduzindo à metade o número de pessoas sofrendo de fome e extrema pobreza.  A taxa de pobreza caiu de 51,7% em 1991 para 25,5% em 2008, e a taxa de fome caiu de 34% em 1990 para 9% em 2004. O Presidente Kufuor criou incentivos no setor agrícola e treinou fazendeiros em novas técnicas. Os resultados são incríveis, com a duplicação recorde das taxas de produção entre 2002 e 2005. Além disso, ele fundou a Ghana School Feeding Program (Programa de alimentação escolar), que oferece a todos os alunos refeições com produtos locais. Além de combater a desnutrição e a fome, o programa também serve como um incentivo para aumentar a frequência escolar, e atualmente 1,04 milhões de crianças em Gana se beneficiam da iniciativa.

Desde o momento que assumiu até a sua saída no ano passado, fome e pobreza foram a prioridade número um para o Presidente Lula através do seu programa Fome Zero, plano que ele elaborou para reduzir à metade o número de pessoas com fome em todo o Brasil, bem como reduzir o número de pessoas vivendo na pobreza em 12% em 2003 para 5% em 2009. A estratégia do Fome Zero envolveu a colaboração entre mais de 10 ministros de governo para prover melhor acesso à comida, aperfeiçoamento de produtores familiares e renda rural, aumento do número de matriculados nas escolas fundamentais e capacitação dos pobres.

A iniciativa está centralizada em três principais programas. Primeiro, o governo criou o programa Bolsa Família, que provê ajuda de custo a mais de 12 milhões de famílias vivendo na pobreza. Em segundo lugar, foi criado o Programa de aquisição de alimentos, que melhora o desenvolvimento rural através da compra de comida de pequenos produtores rurais para distribuição aos mais necessitados. Finalmente, Presidente Lula criou o programa de alimentação escolar, que oferece refeições às crianças nas escolas públicas brasileiras. 30% destes alimentos são obtidos de produtores locais. Em 2010, 47 milhões de crianças participavam do programa, resultando em uma queda 61,9% nas taxas de má nutrição infantil entre 2003 e 2009.

Neste dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a ONE pretende celebrar a proeza de Gana e do Brasil, assim como ampliar suas mensagens. Se você ainda não assinou, assine nossa petição agora para garantir que o congresso (americano) continue a abrir caminho para programas de financiamento que fazem esse sucesso possível, e compartilhe esta celebração com seus amigos e familiares.


Por Hallie Stevens
Versão em Português: Aline Dias

Um comentário:

  1. Comemoremos cada vitória contra a pobreza extrema. Quando a maioria das pessoas do mundo perceber que a fome e miséria não são castigo Divino e sim irresponsabilidade política, será imoral deixar isso acontecer. Sinto que estamos caminhando pra esse dia chegar.

    ResponderExcluir