sexta-feira, 3 de maio de 2013

Por que Jamie Oliver quer que você se junte à revolução alimentar global.


Eu quis tirar um tempo para escrever para você sobre uma coisa que está em meu coração – comida. Mas não está só no meu, mas no coração de cada família e tem um espaço prioritário em nossos lares.Ela nos vincula as melhores partes da vida.

Mas neste momento nós estamos vivendo uma terrível realidade. A comida que comemos – por frequentemente carecer dos nutrientes adequados - está nos matando! Estando na Tanzânia ou no Texas, ter acesso a alimentos nutritivos para você e sua família se tornou uma batalha diária. Nós estamos famintos de educação alimentar e, como resultado, não sabemos o que é bom para nós e o que já não é mais.

Só neste ano mais de 2 milhões de pessoas irão morrer de obesidade, enquanto quase 2 milhões de crianças irão morrer de desnutrição. Isto é inaceitável, e algo tem que ser feito.

A campanha ONE e o meu Dia da Revolução Alimentar (Food Revolution Day - em inglês) tem muito em comum. Primeiro, nós não ficamos quietos. Nós nos recusamos a sentar e deixar coisas como esta continuarem. Nós espalhamos as notícias e recebemos mensagens sobre boa educação alimentar e práticas alimentares por aí, tanto localmente quanto globalmente.
Em algumas semanas os líderes do mundo irão se reunir em uma discussão sobre alimentação, então precisamos formar uma voz – muito alta, muito forte. Esta é a chance de fazer a diferença, pessoal. Está na hora dos líderes mundiais perceberem que o que estamos comendo está nos matando, e eles têm poder de parar isso. Comida está no topo da minha lista, está no topo da sua, e está na hora de ir para o topo da lista deles.

Esta é a mensagem que estamos enviando a eles: Líderes mundiais, ajudem 25 milhões de crianças a atingirem todo o seu potencial fazendo um comprometimento mensurável para reduzir a má nutrição crônica até 2016.

Eu não sou médico. Eu sou chef. Eu não tenho equipamentos médicos caros. Eu só uso informação, educação e minha voz. Então eu preciso que você se junte a mim se quisermos ser ouvidos.
Esteja você lutando contra pobreza e fome  ou obesidade e doenças relacionadas a dieta alimentar, nós precisamos mudar o jeito de pensar sobre comida. Esta é a hora de uma revolução alimentar. Nós podemos salvar milhões de vidas.

Junte-se a mim pedindo que nossos líderes façam da nutrição uma prioridade hoje.


Por Jamie Oliver
Versão em Português: Silvia Pazin

Nenhum comentário:

Postar um comentário