domingo, 12 de maio de 2013

Por que me sinto com mais sorte ainda neste Dia das Mães?

Uma reflexão pessoal para o novo relatório do Salve as Crianças (Save the Children), “Situação das Mães do Mundo.”

No domingo, 12 de maio, vários países do mundo irão celebrar o Dia das Mães. É um dia no qual a maioria de nós associa com flores, cartões, caixas de chocolate ou, talvez, tarde-da-noite-em-cima-da-hora-eu-ainda-lembrei-de-ligar. Muitos de nós – e eu me incluo como uma mãe de sorte de três pequenas crianças – também  associamos com cartões em forma de coração com caligrafia trêmula afirmando “Mamãe Eu Te Amo”.

Como um novo estudo realizado pela “Save the Children” mostra, tive a sorte de dar à luz aos meus filhos onde eu quis. Finlândia (de onde eu venho) e Alemanha (onde os meus filhos nasceram) são classificados, respectivamente, na primeira e nona colocação dos melhores países do mundo para o bem estar de mães e recém-nascidos.


Deslize para baixo a lista de classificação 169 (Nigéria), 173 (Mali) ou o último em 176 (DR Congo) e as coisas parecem muito diferentes. Estes números não são sobre o bem estar – são sobre a sobrevivência. Taxas de mortalidade infantil ainda são quase seis vezes maiores na África que na Europa, de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS (WHO). As taxas de mortalidade materna na África Subsaariana são as mais altas do mundo, com a hemorragia durante o parto sendo a principal causa de morte, de acordo com a UNICEF.

Três milhões de recém-nascidos morrem no primeiro mês de vida. Cerca de 2,25 milhões dessas mortes poderiam ser evitadas com cuidados básicos, de baixo custo. Vacinas e suplementos vitamínicos salvam vidas de ambos: bebês e mães. Mosquiteiros em regiões atingidas pela malária são eficazes, em especial para mulheres grávidas e crianças pequenas. Acesso a uma parteira pode evitar mortes desnecessárias e complicações durante a gravidez, o nascimento e nas primeiras semanas de vida do bebê.

Ao apoiar as campanhas da ONE, você garante que organizações eficazes possam continuar a evitar a morte e o sofrimento desnecessário.

Quer fazer mais? Aqui estão 15 ações de ONGs que você pode apoiar em favor de mulheres em todo o mundo neste Dia das Mães.

Por Katri Kemppainen-Bertram
Versão em Português: Mônica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário