quarta-feira, 29 de maio de 2013

O que motiva Bono? A entrevista de uma hora com Charlie Rose


Bono conversando com Charlie Rose. Crédito da foto: Rose Guerin/Charlie Rosie Inc.
Nossos membros ONE sabem que Bono é tanto um ativista quanto uma estrela de rock – você vê isso no trabalho que ele faz com a ONE a cada campanha. Mas para aqueles que o conhecem; principalmente, como o homem à frente do U2, pode estar se perguntando: O que o leva a se preocupar tanto com a pobreza?

O aclamado entrevistador e jornalista Charlie Rosie partiu em busca da resposta a esta pergunta e mais durante quase uma hora de entrevista com Bono em seu ativismo, música, negócios e muito mais.

Uma das primeiras coisas que ele faz é esclarecer seus pensamentos a respeito da pobreza. Como Nelson Mandela, ele acredita que “a pobreza não é uma condição natural” e que é “feita pelo homem”. Para ele o ativismo é sobre a luta contra a injustiça. “Sempre estive em uma ponta da justiça”, ele disse, “ao invés de uma instituição de caridade”.

Bono discute o impacto da ajuda externa dos EUA. “Os Estados Unidos – é uma história heroica. Sair à frente da luta contra a AIDS. Dos 8 milhões de pessoas que tomam medicamentos antirretrovirais, a maioria está viva por causa da América – Os americanos sabem disso?” ele diz. “As pessoas sabem que são parte dessa incrível história? Para mim, isso é tão heroico como a sua intervenção na Segunda Guerra Mundial. E sem vidas perdidas. Apenas vidas salvas.”

A discussão também revela algumas coisas esclarecedoras sobre Bono, como seus pensamentos sobre religião e sua relação com Bill Gates. Ele ainda fala sobre seu processo de composição e o trabalho do U2 no próximo álbum.

A entrevista foi ao ar na noite de 16/05/2013, no The Charlie Rose da PBS que agora está disponível para ser assistido no player abaixo. Este vídeo (em inglês) é uma ótima maneira para membros da ONE aprenderem mais sobre nosso cofundador e sua missão de combater a pobreza e para aqueles que só conhecem Bono pela sua música – verem um lado diferente da estrela do rock.


Aqui estão mais de nossas citações favoritas da entrevista:

- “Eu sou um vendedor... Eu acho que sou um bom vendedor de ideias, canções, melodias, se eu acredito nelas. Pessoas saindo às ruas, se organizando e lutando para eliminar a pobreza extrema estão trabalhando, e é essa a missão, porque eu acredito que se pessoas entendem isso e veem o sucesso disso, então farão mais do mesmo”.

- Falando a respeito de John Lennon e a canção Imagine: “Eu amei muitas coisas sobre John Lennon. Ele escreveu o plano. Mas imaginar não seria um deles. Eu sou mais que fazer, mais que ações, mais que uma construção, seguindo o meu nariz, seguindo a minha curiosidade para entender melhor as pessoas, entender melhor o mundo, me entender melhor”.

- “As pessoas dizem que as músicas são como seus filhos. Não, são como os seus pais. Elas dizem o que fazer, como se comportar, elas dizem como se comportar mal, como se vestir. Tudo o que você faz é dirigido pelas músicas”.

O que mais surpreendente você aprendeu sobre Bono na entrevista? Conte-nos em um comentário abaixo.

Por Malaka Gharib
Versão em Português: Mônica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário