segunda-feira, 3 de junho de 2013

O mundo está esquecendo o saneamento?

A assistente de pesquisa de Saúde da ONE, Anupama Dathan verifica as últimas descobertas da UNICEF e da Organização Mundial da Saúde.
Água, água por toda parte... mas não o bastante que é limpa, diz um novo relatório da OMS e da UNICEF divulgado esta semana.

Como parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o mundo tem o objetivo de reduzir pela metade, até 2015, a população sem acesso a água potável e ao saneamento básico.

A boa notícia é que atingimos a meta de água potável em 2010. Mas, com menos de mil dias até a data limite, o relatório alerta à comunidade global que não está no caminho certo para atingir a meta de saneamento para mais de meio bilhão de pessoas. Ele projeta que, ao todo, 2,4 bilhões de pessoas – um terço da população do mundo – vai ficar sem acesso ao saneamento básico em 2015.

O que esse número significa? Bem, é mais que o dobro da população da África, quase três vezes maior que a da Europa, e cerca de metade da Ásia. Em suma, são muitas pessoas sem acesso a medidas de saneamento básico, como banheiros e um modo de lavar as mãos com sabão e água limpa.

Quando falamos de saúde, falamos muito sobre a transmissão do HIV e da prevalência da malária, mas é importante ter em mente o papel do saneamento básico. Diarreia, a terceira maior causa de morte de crianças em países em desenvolvimento (responsável por 11% de todas as mortes na infância), é geralmente causada pela falta de saneamento.

Outras grandes doenças entre adultos e crianças, como a cólera, esquistossomose e tracoma, também são comuns graças à falta de saneamento. É por isso que o relatório da OMS e da UNICEF está convidando a comunidade global para se unir e continuar trabalhando para melhorar o saneamento, mesmo após o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2015 acabar.

Faça mais. Doe sua conta no Twitter e Facebook ao Water.org e deixe-os compartilharem, em suas redes sociais, fatos e estatísticas sobre a crise mundial da água.

Pela Convidada Blogger: Anupama Dathan 
Versão em Português: Mônica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário